Monitoramos os números de ocorrências atendidas pela Central de Operações Alcatraz (C.O.A) até agosto de 2020, e o que podemos perceber é que o reflexo da pandemia na segurança tem sido alarmante.
No primeiro trimeste deste ano publicamos uma matéria mostrando alguns dos impactos da pandemia no cenário da segurança patrimonial em Curitiba. (Para ler a matéria anterior clique aqui)
No gráfico abaixo, apresentamos um comparativo com o volume de sinistros registrados em 2019 x 2020. Nota-se que a média mensal de ocorrências chegou a ser 4 vezes maior esse ano.
Pela primeira vez após meses, registramos uma pequena queda no número de sinistros comparando o mês de agosto de 2020 com agosto de 2019. No entanto, ainda é cedo para afirmar que essa vai ser a realidade até o final do ano.
Em entrevista, Andrei Zierhut o Gerente de Operações da Alcatraz afirmou:
"Esse ano o cenário está sendo bem atípico, estamos registrando os maiores índices de sinistros dos últimos 10 anos pelo menos! É inevitável perceber a correlação com a situação que estamos vivendo durante a pandemia. A ocasião faz o ladrão!
Com os comércios fechados o número de invasões seguidos de furtos e vandalismo aumentaram significativamente. Em condomínios, foram inúmeras as tentativas de golpes se passando por agentes de saúde. Desde o ínicio, nossa equipe operacional reforçou os protocolos para garantir o sucesso da operação com tomadas de decisões rápidas, isso fez com que o nosso percentual de detensões também quebrassse todos os nossos recordes."
(Andrei Zierhut, Gerente de Operações do Grupo Alcatraz)
Dentre os tipos de ocorrências estão furtos, roubos, vandalismos e intrusões, além de furto e roubos de veículos:
O Coordenador de Operações da Alcatraz também fez uma declaração sobre esse impacto em nossas operações:
"Notamos uma grande diferença principalmente em bairros com mais comércios, como é o caso do centro que deu um salto em nosso ranking. Outros bairros, onde temos um número maior de clientes inclusive, não tiveram uma alteração tão significativa quanto os bairros comerciais.
Interessante frisar que o apoio da comunidade tem sido um diferencial, pois recebemos constantes denúncias sobre vandalismo e intrusões. Todas essas denúncias são tratadas com seriedade pela Equipe Tática, que realiza rondas ostensivas nos locais."
Lobato, Coordenador de Operações do Grupo Alcatraz
Veja o ranking dos bairros de Curitiba que tiveram maior incidência de ocorrências de acordo com os dados da C.O.A. (Central de Operações Alcatraz).
Lembrando que essa análise leva em consideração os dados do levantamentamento feito pelo Grupo Alcatraz, uma empresa privada com sede em Curitiba e operações em todo Brasil. São quase 20 anos de expertise em segurança patrimonial.
-
Caso precise de serviços especializados de segurança, conte com o Grupo Alcatraz!
Entre em contato e saiba como podemos ajudar a proteger seu patrimônio.
Para consultar informações referente a segurança pública, acesse o Relatório da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.